Dicas de como limpar e otimizar a memória do Android para que tenha mais espaço.

O smartphone com Android passou a ser um item acessível e importante para a maioria das pessoas, pois tem várias funcionalidades e preços variados. Dessa forma, oferece a possibilidade de armazenamento de arquivos e apps para os mais diversos gostos. O problema, nesse caso, é que a memória do sistema operacional acaba ficando cheia rapidamente.

Então como evitar que isso aconteça? Confira a seguir!

– Cartão micro SD

Caso o seu aparelho Android tenha a possibilidade de usar um cartão micro SD, essa pode ser uma ótima saída. Assim, fotos, vídeos e músicas podem ser armazenados sem que a memória interna do aparelho seja usada. No mercado, há várias opções com espaços consideráveis e preços que cabem no bolso.

– Armazenamento em nuvem

Outra boa alternativa é optar pelo armazenamento em nuvem. Isso pode ser feito por meio de uma sincronização com o Google Drive, por exemplo. Ele oferece um espaço de até 15GB em todos os aparelhos com sistema Android. Porém, há outras opções gratuitas disponíveis na Play Store, como o DropBox (2GB), OneDrive (5GB), MediaFire (10GB) e Mega (50GB). Esse último até mesmo promete mais privacidade e segurança graças ao uso de chaves decodificadas.

– Aplicativos para limpeza de sistema

Alguns aplicativos são capazes de limpar o sistema Android. São ferramentas que rapidamente eliminam histórico de navegação web, cache, arquivos duplicados, entre outros. Dessa maneira, o aparelho fica menos lento e com mais espaço interno. Entre as alternativas disponíveis na Play Store estão: Clean Master, Android Cleaner, 1Tap Cleaner e The Cleaner.

– Aplicativos para limpeza completa de memória

Sempre que possível faça uma limpeza mais profunda na memória interna do aparelho. Através disso, aplicativos desnecessários e seus resíduos podem ser completamente eliminados. Existem alguns apps gratuitos, capazes de fazer isso rapidamente. Entre eles podem ser citados o ES Explorador de arquivos e SD Maid Limpeza de Sistemas.

Com um bom gerenciamento de arquivos, você não terá mais problemas de espaço de memória cheio no seu smartphone Android. Nesse sentido, sempre que possível terá acesso aos aplicativos de que mais gosta sem ter que apagar outros arquivos que considera importante. Assim, tudo estará ao seu alcance de maneira simples e rápida.

Tem outras dicas de gerenciamento de memória para compartilhar? Conta para gente nos comentários!

Por Camilla Silva

Android


Alternativas convenientes de guardar suas fotos em sites específicos para esse fim.

A mania de tirar fotos em qualquer lugar e em qualquer momento já tomou conta das redes sociais há um bom tempo. Câmeras e smartphones com cada vez melhores imagens permitiram que qualquer pessoa entrasse na moda. Com isso nada mais comum do que volta e meia o computador ficar abarrotado de imagens e até mesmo os smartphones já que muita gente nem sequer descarta ou faz um uso da maior parte delas.

Por isso, uma das alternativas mais convenientes é guardar suas fotos em sites específicos para esse fim. Porém, nesse ponto é bom prestar atenção já que existem uma infinidade de sites com esse serviço. Nesse caso, a melhor opção é escolher aqueles que já são conhecidos. Caso escolha um meio duvidoso você poderá acabar perdendo suas fotos ou tendo elas sendo usadas de uma maneira que não deveria.

A seguir selecionamos algumas opções de sites nos quais você poderá armazenar suas fotos com segurança. Confira:

Flickr www.flickr.com

Como o tempo o Flickr se tornou bem popular. Ele funciona tanto como um site para quem precisa hospedar fotos e também como uma rede social. O portal é aberto ao público em geral. Um dos diferenciais dele é que muitos profissionais da área de fotografia optam por ele. Sinal de segurança.

Além disso, os usuários do Flickr podem fazer a sincronização de sua conta na rede com o Google e o Facebook, por exemplo.

Phobucket www.photobucket.com

Esse site permite que os usuários possam fazer a hospedagem tanto de imagens quanto de vídeos. Ele também dispõe de outros serviços tais como a criação de camisetas personalizadas com estampas das fotos dos álbuns e criação de calendários também personalizados entre outros.

TinyPic http://pt-br.tinypic.com

O TinyPic foi um dos pioneiros nessa área de oferecer serviços de hospedagem para imagens na internet. Um dos principais atrativos do site é sua simplicidade e praticidade para ser usado. Nele o usuário além de poder fazer o “up” das fotos ainda pode compartilhar nas redes sociais e até embedar.

Picasa – https://picasaweb.google.com

Apesar do Picasa ter ficado por último em nossa lista ele dispensa comentários por sua popularidade. O site é propriedade do Google e seu foco é mesmo a hospedagem e o compartilhamento de imagens. Apesar de ser necessário um cadastro para fazer uso do serviço ele conta com algumas vantagens como o compartilhamento dos álbuns na nuvem. Assim, a pessoa poderá acessar suas imagens de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

E você? Tem alguma dica extra para a gente? Deixe sua resposta em nossos comentários.

Por Denisson Soares

 

Armazenamento na nuvem


Aparelhos intermediários poderão contar com maior capacidade de armazenamento

Aparelhos com valor de nível médio dificilmente possuem um armazenamento interno elevado, o que é uma ausência para armazenar fotos, vídeos e músicas. A Samsung produziu uma unidade de armazenamento flash para esta forma de aparelho que atinge até 128 GB e que não tem um preço alto  para fabricar.

É importante recordar que a Samsung oferece componentes para grande parte do ramo de smartphone, bem além de seu dispositivo. Isso quer dizer que caso as empresas desejarem desta forma, um dispositivo como Moto G3, ou um Lumia 740, como exemplo, poderiam adicionar o fator novo com a ausência da necessidade de elevar muito o preço do aparelho.

Recentemente, dispositivos neste nível de custo dificilmente ultrapassam os 8 GB de armazenamento interno, recorrendo aos slots para cartões microSD para possibilitar aos usuários um pouco mais de espaço no controle de arquivos e mídia. Com isso, estaria na responsabilidade da empresa caso ele deseje ou não adicionar um slot de memória ampliável em seus dispositivos. Se forem favoráveis ao cartão microSD, o armazenamento completo teria a possibilidade de atingir 256 GB.

O novo chip de memória da Samsung tem a possibilidade de leitura de dados sequenciais com a velocidade de 260 MB/s, o que o posiciona no patamar da memória eMMC 5.1. Ele também é mais veloz em relação aos cartões de memória microSD. Desta forma, isso poderá passar a ser também uma vantagem na performance para os dispositivos, sendo essencial ao considerar aparelhos que optam pelo custo-benefício.

A Samsung afirma que os novos módulos já estão finalizados para ser iniciada a fabricação em massa. Desta forma, é possível no segundo semestre do ano possuir novos smartphones tendo o fator novo. A companhia também informa que está tendo o objetivo de disponibilizar produtos de nível médio com 128 GB de espaço. A diferença entre um Galaxy de linha média com muita memória e um flagship da empresa consistirá na distinção entre o padrão eMMC 5.0 e o UFS 2.0. 

Por Felipe Couto de Oliveira

Chips da Samsung

Foto: Divulgação


Ao que tudo indica, os discos SSD estão passando por uma revolução em sua capacidade de armazenamento. Isso até me lembra o que aconteceu com os discos rígidos no passado quando a maioria dos HDs não passava de 2GB, e depois foram dobrando de tamanho numa progressão geométrica, atingindo rapidamente os 500GB de hoje em dia.

E essa evolução está atingindo os discos de tamanho reduzido, usados em celulares, smartphones e mp3 players. E depois que a Toshiba revelou que está ampliando a capacidade de seus discos SSD, surgiram rumores de que o iPod, que até certo tempo atrás era a vedete da Apple, será capaz de armazenar 128 GB de dados.

Espera-se que a novidade chegue ao player da Apple por meados do mês de Setembro deste ano e ao iPad e iPhone lá por 2011.

Por Maximiliano da Rosa





CONTINUE NAVEGANDO: