Assistente virtual do Windows 10 disponibilizará aos usuários uma voz masculina.

Você provavelmente já ouviu falar de Siri, Google Now e até mesmo Cortana, são assistentes de voz que te permitem realizar uma série de funções sem que você precise apertar nenhum botão se quer, os comandos são todos por voz, essas assistentes também podem servir como uma “amiga virtual” nos momentos de solidão.

Mas por que todas as vozes usadas são de mulheres? Foi pensando nisso que os desenvolvedores do Windows 10 disponibilizarão também uma voz masculina. Em conversa com o site Gizmodo durante o evento BUILD 2015, Michael Calgano, diretor de engenharia da Cortana disse: “Se você quer um cara, nós estamos fazendo isso”. Com bom humor, ainda brincou: “Será que ainda vai ser chamada de Cortana quando for um macho? Eu não sei. Cortano?”.

Além da voz masculina, Cortana ainda vai trazer outras novidades para os usuários, como, por exemplo, encontrar um atalho de teclado. A assistente de voz também pode sugerir cupons de desconto enquanto você estiver fazendo compras pelo Edge (o novo navegador da Microsoft) e te sugerir uma viagem de carro do Uber. Cortana também vai poder executar comandos com aplicativos de terceiros, como o Viber, por exemplo, mais uma grande vantagem.

Sobre o Windows 10:

O novo sistema operacional da Microsoft anunciado em 2014, que vai equipar tablets, smartphones e computadores desktop, vai trazer uma série de novidades e promete ser o melhor já feito pela empresa. Muitos usuários consideram, por muitos motivos, o Windows 7 a melhor versão do sistema, por isso a empresa optou por unir a interface clássica que ele carrega com o design renovado do Windows 8.

A versão final ainda não tem data de lançamento, mas já é possível fazer o download gratuito uma versão de teste para os usuários mais ansiosos e que dominam o sistema poderem sentir o gostinho e conferir as novidades que já estão prontas para o Windows 10.

Por Tom Vitor de Freitas

Cortana

Foto: Divulgação


O assistente de voz do gigante das buscas ganhou novas funcionalidades que o deixaram mais inteligente e interativo. A partir de agora o Google Now passará a atender de maneira eficiente os smartphones e tablets de seus consumidores. A mais recente atualização, disponibilizada para o público na última sexta-feira (30), poderá funcionar com 40 aplicativos de terceiros.

Lançado em 2012, o Google Now oferece ao usuário resultados de buscas personalizados, como informações sobre ações na bolsa, previsão do tempo, voos, atualização do trânsito e até sobre o time de futebol favorito do usuário.

O assistente virtual tem o Siri, da Apple, e o Cortana, da  Microsoft, como seus principais concorrentes. No entanto, a ferramenta do Google conta com a vantagem de estar presente nos smartphones e tablets com o sistema operacional Android, que conta com a maioria esmagadora de dispositivos no mundo todo.  

As informações oferecidas pelo Google Now sempre estão em formatos de cards. Antes, eles funcionavam apenas com aplicativos do próprio Google, como Agenda, Gmail, Contatos, entre outros. Mas agora, empresas como Duolingo, Airbnb, Lyft, Ford, The Economist, Shazam, eBay, Trip Advisor e Hootsuite farão parceria para que seus serviços funcionem com a integração do Google Now.   Para citar um exemplo, o Duolingo poderá avisar o usuário sobre lições de inglês que ele deve fazer. Ou o The Economist listar notícias e artigos de interesse do usuário, previamente configuradas. As notificações devem aparecer apenas para usuários que tiverem os dois aplicativos: o Google Now com a outra funcionalidade.  

É esperado que outros aplicativos sejam adicionados à lista de integração com o assistente virtual do gigante das buscas. Em uma publicação emitida no blog da empresa, o Google não deixou claro se o update do Google Now também será destinado ao aplicativo para iPhone e iPad. É esperar para ver.

Por William Nascimento

Atualiza??o do Google Now

Foto: Divulgação


Os assistentes virtuais ganharam um lugar de destaque na nova geração de smartphones. Como sempre, a Apple foi a grande pioneira com a criação da Siri, uma assistente simpática e com um senso de humor que é capaz de realizar ligações, agendar eventos e até bater um papinho com o usuário.

Seguindo essa tendência, o Google também não ficou por fora e tratou de melhorar o seu assistente que apesar de não ter tanta “personalidade” quanto a Siri, também é capaz de auxiliar o usuário nas mais diversas atividades do cotidiano.

O Google Now como é conhecido, é capaz de agendar compromissos, enviar e-mails, executar programas, realizar pesquisas na web, fazer chamadas e muito mais. Em alguns modelos como no Moto X da Motorola basta o usuário dizer “Ok Google” para que o assistente seja capaz de compreender qualquer comando seguinte, o que dispensa o uso das mãos em diversas situações como nos automóveis, por exemplo. Recentemente, o assistente do Google ganhou melhorias significativas que o colocam frente à frente com seus maiores concorrentes do setor.

Além de fazer todas as tarefas já citadas, o Google Now agora possui uma voz feminina que responde à algumas perguntas do usuário, como por exemplo “Quem é Dilma Rousseff?”, “Vai chover hoje?” entre outras. A falta desse recurso era um dos principais gargalos que impediam que o assistente pudesse lutar de frente com a concorrência. Outra grande melhoria é a capacidade do assistente em lembrar o usuário de suas contas a pagar, baseado em mensagens de cobrança que chegam ao Gmail. Caso o usuário permita, o assistente pode emitir lembretes periódicos de contas a serem pagas juntamente com seus valores, data de vencimento e até mesmo quais são as empresas que as emitiram.

Sem dúvida esse é um grande passo para o assistente da companhia que deve colocá-lo à frente na corrida dos assistentes pessoais em smartphones. Resta apenas saber quando a novidade estará presente nos aparelhos com a plataforma Android.

Por Ebenezer Carvalho

 





CONTINUE NAVEGANDO: