A RIM (Research In Motion), conhecida atualmente como BlackBerry, fez no dia  30 de janeiro a apresentação de dois novos modelos de sua linha que utiliza sistema operacional BB10 (BlackBerry 10), o “Q10” e o “Z10”.

A companhia reuniu a imprensa em várias localidades (Toronto, Dubai, Jacarta, Deli, Johanesburgo, Nova York, Paris e Londres) para apresentar seus novos modelos e comunicar oficialmente a mudança do nome da empresa (de RIM para BlackBerry). A companhia também informou que em fevereiro deve acontecer a cerimônia de apresentação dos novos modelos no Brasil.

O novo smartphone Z10 começará a ser vendido em fevereiro no Canadá e em março nos Estados Unidos pelo preço de US$ 600, embora o Reino Unido já tenha em suas lojas os aparelhos a partir do dia 31 de janeiro.

O aparelho, que pesa 135,4g, possui dois núcleos de processador, tela touchscreen de 4,2 polegadas, câmera frontal de 2 MP e traseira de 8 MP.

Já o modelo Q10 só estará disponível globalmente em abril. O diferencial é um teclado físico QWERTY mais uma tela touchscreen de 3,1 polegadas.

Os novos aparelhos com sistema BB10 deverão competir com os Androids do Google e com os iPhones da Apple que, nos últimos anos, ultrapassaram a RIM/BlackBerry no ranking de vendas de smartphones.

O diferencial dos dispositivos com BlackBerry 10 são as câmeras inteligentes, navegadores rápidos e uma biblioteca de aplicativos mais ampla que as edições anteriores. A plataforma BB10 também conta com um recurso novo que armazena dados corporativos separadamente dos pessoais, o BlackBerry Balance, tornando o aparelho útil tanto para o trabalho quanto para a vida social.

Na nova plataforma também é disponibilizado o BlackBerry Hub, que integra mensagens de todos os tipos – e-mail, SMS, LinkedIn, Twitter, Facebook – em uma só tela, podendo o usuário criar diferentes perfis checando suas mensagens profissionais e pessoais. O serviço também oferece ferramenta para “trancar” as mensagens do trabalho no fim de semana, exibindo apenas o perfil pessoal.

No evento, a empresa também anunciou a BlackBerry World, nova loja virtual de aplicativos que passa a contar agora com 70 mil deles.

Por Manoel da Costa Jr





CONTINUE NAVEGANDO: