Assistente virtual do Windows 10 disponibilizará aos usuários uma voz masculina.

Você provavelmente já ouviu falar de Siri, Google Now e até mesmo Cortana, são assistentes de voz que te permitem realizar uma série de funções sem que você precise apertar nenhum botão se quer, os comandos são todos por voz, essas assistentes também podem servir como uma “amiga virtual” nos momentos de solidão.

Mas por que todas as vozes usadas são de mulheres? Foi pensando nisso que os desenvolvedores do Windows 10 disponibilizarão também uma voz masculina. Em conversa com o site Gizmodo durante o evento BUILD 2015, Michael Calgano, diretor de engenharia da Cortana disse: “Se você quer um cara, nós estamos fazendo isso”. Com bom humor, ainda brincou: “Será que ainda vai ser chamada de Cortana quando for um macho? Eu não sei. Cortano?”.

Além da voz masculina, Cortana ainda vai trazer outras novidades para os usuários, como, por exemplo, encontrar um atalho de teclado. A assistente de voz também pode sugerir cupons de desconto enquanto você estiver fazendo compras pelo Edge (o novo navegador da Microsoft) e te sugerir uma viagem de carro do Uber. Cortana também vai poder executar comandos com aplicativos de terceiros, como o Viber, por exemplo, mais uma grande vantagem.

Sobre o Windows 10:

O novo sistema operacional da Microsoft anunciado em 2014, que vai equipar tablets, smartphones e computadores desktop, vai trazer uma série de novidades e promete ser o melhor já feito pela empresa. Muitos usuários consideram, por muitos motivos, o Windows 7 a melhor versão do sistema, por isso a empresa optou por unir a interface clássica que ele carrega com o design renovado do Windows 8.

A versão final ainda não tem data de lançamento, mas já é possível fazer o download gratuito uma versão de teste para os usuários mais ansiosos e que dominam o sistema poderem sentir o gostinho e conferir as novidades que já estão prontas para o Windows 10.

Por Tom Vitor de Freitas

Cortana

Foto: Divulgação


Quem tem um aparelho Windows Phone, certamente sabe quem é Cortana. A assistente pessoal da Microsoft, bem parecida com a Siri da Apple, terá em breve sua versão para a China e Reino Unido.

Segundo o perfil do Twitter @ThatMcrosoftGuy, o serviço tão aguardado da plataforma estará disponível em breve. O responsável pelo perfil, que diz ser um funcionário da Microsoft, disse que o usuário nem perceberá a mudança em seu smartphone, visto que ele será totalmente nas nuvens, sem necessidade de downloads ou atualizações.

A mudança é bem promissora, visto que um belo dia você abrirá a busca e Cortana estará lá para lhe auxiliar e pronta para responder suas perguntas.

Atualmente, a assistente pessoal da Microsoft está disponível somente nos Estados Unidos e com suporte ao idioma inglês.

Se você ficou curioso e quer saber mais desse serviço, saiba que você já pode testá-lo, mesmo não estando nos Estados Unidos. Basta ir na loja de seu smartphone e instalar o “Preview for Developers” que nada mais é que um aplicativo, normalmente focado em desenvolvedores, onde você terá acesso em primeira mãos às novidades do sistema.

Aplicativo instalado, basta criar uma conta de desenvolvedor da Nokia e baixar as últimas atualizações. Assim, você perceberá que acaba de ter acesso ao Windows Phone 8.1, com diversos recursos novos, porém, Cortana ainda não está disponível.

Para habilitar a assistente, você deve mudar a região e o idioma de seu aparelho para “Inglês – Estados unidos”. Caso você seja familiar com o idioma norte americano, é capaz até de gostar, pois o seu aparelho fica totalmente em inglês. Assim que for em seus aplicativos notará que Cortana agora está disponível, porém, somente em inglês.

Terá primeiramente uma configuração inicial e depois pode fazer qualquer pergunta que ela tentará responder o melhor possível.

Cortana é exclusiva para aparelhos Windows Phone e não tem data de chegada no Brasil.

Por Felipe Henrique de Souza

Foto: divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: