A rivalidade entre os sistemas mobile Android (Google) x iOS (Apple) muitas vezes é acalorada no que diz respeito à implementação de recursos úteis e a velocidade com que os usuários são atendidos em suas necessidades.

O novo Android 5.0 Lolipop ainda não foi lançado oficialmente, mas virá nos smartphone Nexus 6 (fabricado pela Motorola) e o tablet Nexus 9 (fabricado pela HTC), que já estão em pré-venda.

PhoneArena listou algumas funcionalidades anunciadas que você não encontrará no iOS. Dentre elas, algumas são bem interessantes, como novas opções de segurança, privacidade e gerenciamento de aplicativos.

Guest Mode (Modo Convidado): funcionalidade já bem conhecida, presente dos sistemas operacionais de desktop, o Guest Mode permite que outras pessoas utilizem seu aparelho Android Lolipop sem as permissões de administrador e com acesso restrito. Muito útil para quem costuma emprestar o aparelho com um pé atrás. Além disso, o Lolipop permitirá múltiplas contas de usuários.

Battery Saver: Quem nunca esteve em uma situação em que precisava economizar bateria a qualquer custo? A função, quando ativada, acrescerá 90 minutos de bateria, desligando outras funcionalidades como conectividade, vibração, entre outras.

Segurança robusta: Agora para bloquear/desbloquear a tela do Android, haverá diversas opções, entre elas o reconhecimento facial passivo (sem necessidade de aparecer seu rosto na tela), usando pareamento com outros dispositivos que você possua e, claro, os códigos numéricos.

Gerenciamento de Apps: Talvez seja a novidade mais interessante. É muito comum querermos mais privacidade em relação aos apps, ou às vezes uma atualização de aplicativo vir com bugs. O Android Lolipop permitirá que você gerencie totalmente os aplicativos, podendo marcá-los como privados, ocultá-los, e retornar a uma versão mais antiga do app.

USB Mass Store Suport: O Lolipop poderá usar a conexão via cabo USB com seu computador usando a memória onboard como armazenamento em massa, permitindo a transferência de dados mais facilmente, bem como o simples acesso aos arquivos do dispositivo Android.

Por Daniel Cavalcante Sousa

Foto: divulgação


A nova atualização do iOS (8.1) já está disponível, e traz com ela algumas novas possibilidades impressionantes. Antes de mais nada, teremos a introdução do “Apple Pay”, a nova forma de pagamento via celular embutida nos últimos modelos do iPhone (6 e 6 Plus) e iPad (Air 2 e Mini 3). Mas o novo sistema operacional também oferece a capacidade de enviar e receber mensagens de texto e ligações do seu telefone direto no seu Mac, o retorno do “rolo da câmera” e a versão beta da biblioteca pública do iCloud. E muito mais.

A primeira grande atualização do iOS 8 é uma mistura de características que não vingaram na versão original juntamente com mudanças que a fabricante adicionou baseada nos feedbacks de usuários, como o retorno do rolo da câmera. A possibilidade de fazer e receber chamadas através do Mac, bem como utilizar o serviço de SMS no PC, foram anunciadas na Feira Internacional de Desenvolvedores da Apple (WWDC, sigla em inglês), porém a falta de compatibilidade do novo iOS para os celulares com o antigo OS para PC fez com que fosse necessário aguardar uma atualização deste último, o que explica o porquê da funcionalidade não ter sido disponibilizada na primeira versão do 8. Essa característica de compartilhamento dos meios de comunicação é uma grande melhoria, visto a capacidade de receber e enviar, mensagens ou chamadas, a contatos que não utilizam “iDevices”, mudando a visão de que os dispositivos da marca só funcionam entre si em algumas funcionalidades.

O retorno do rolo da câmera elimina certo desconforto no gerenciamento de mídias que acontecia na versão anterior. Quanto ao novo sistema de pagamento da Apple, a princípio será restrito às redes comerciais que aderirem à opção, sem contar que, assim como a maioria das novidades tecnológicas, ainda não estará disponível no Brasil.

O iOS 8.1 estará disponível na opção Software, dentro de “Geral”, no app de Ajustes, caso tenha uma conexão boa, ou se preferir também é possível realizar a atualização via cabo, conectando o dispositivo a um computador que tenha o iTunes instalado. Para utilizar as novas ferramentas de comunicação compartilhadas com seu Mac, terá de instalar neste a versão X 10.10, grátis na Mac App Store online.

Por Felipe Foureaux Freitas

iOS 8.1

Foto: Divulgação


Talvez, de todos os modelos de Iphone Apple lançados, esse seja o mais polêmico, já que alguns usuários do aparelho relatam que, após um tempo com o celular no bolso, o aparelho sofre uma leve deformação (dobra).

O fato ganhou destaque com vídeos lançados por pessoas que fazem testes com aparelhos telefônicos. Nos vídeos, os usuários mostram claramente como é fácil entortar o aparelho sem muito esforço e, com esses vídeos, muitas explicações para o ocorrido têm aparecido.

Mas os relatos são limitados, já que usuários comuns não relataram ter esse tipo de problema. Já surgiram algumas teorias, como: "a calça é apertada demais" ou "o usuário tem a mão muito pesada".

Muitos especialistas disseram que a deformação se dá por conta do corpo ser constituído por alumínio e outros disseram, como dito acima, ter sido pela força exercida pelos usuários sobre o aparelho, mas a explicação mais coerente até o momento é a que foi sugerida por um usuário do aparelho, que utiliza o nome de alleras4 (username).

Alleras4 explica que a deformação é causada por um reforço que há dentro do aparelho, preso por um parafuso, que fica situado atrás do botão de volume do smartphone. Esse parafuso marca o fim desse reforço, o que deixa o resto do corpo propenso à deformação quando uma pequena força for exercida na área sem proteção.

Alleras4 deixa claro que essa teoria é baseada na estrutura básica do smartphone e que podem surgir explicações diferentes para o ocorrido. O usuário também compara o problema com outros smartphones, já que outros modelos não sofreram a deformação, e diz que o fato se dá pela estrutura metálica que deveria ter a função de reforçar e não girar e que se fosse mais além a estrutura, o aparelho seria mais resistente.

Em outras palavras, o smartphone sofre a deformação em um ponto específico, na viga que fica sensível por não ter uma continuação da estrutura de reforço.

Por Ingrid Oliveira

Foto: Unbox Therap 


Agora que o iOS 8 foi lançado, os usuários dos aparelhos da Apple têm recebido versões extremamente melhoradas de seus aplicativos favoritos, projetados para aproveitarem ao máximo os novos recursos do novo sistema operacional – como a opção de criar “widgets” customizados na Central de Notificações.

Ontem, o serviço de compartilhamento de arquivos Dropbox disponibilizou a atualização do seu aplicativo para o iOS 8, com um widget próprio que oferece uma visualização rápida dos arquivos e mudanças recentes, como edições e arquivos renomeados, na Central de Notificações, recurso até então indisponível, nas três opções de abas: All, Personal e Business (Todos os Arquivos, Pessoais e Negócios).

Outros recursos da atualização facilitam o gerenciamento das pastas, a conexão ao Dropbox através de outros aplicativos, sem a necessidade de procurá-lo nas telas iniciais, e permissões para usuários do serviço, sendo possível a autorização do tipo “apenas leitura” para usuários “Business” ou “Pro”.

As pastas compartilhadas também passam a ter a opção de serem criadas e gerenciadas a partir de iPhones e iPads, atualização que não é somente devido ao lançamento do novo iOS, mas uma demanda antiga dos usuários do Dropbox, assim como a opção de liberar arquivos somente para leitura em pastas compartilhadas.

O link da pasta pode ser compartilhado no menu de ação do app ou podem ser enviados convites aos usuários para acessarem uma pasta e gerenciarem o nível de acesso dos mesmos.

Como o iOS 8 suporta extensões de aplicativos, agora passa a ser possível também importar e exportar arquivos para outros aplicativos que suportam as extensões do provedor de armazenamento da Apple, sendo necessário apenas tocar no ícone “(…)” no topo da lista de arquivos e ativar o Dropbox como uma opção de Provedores de Gerenciamento de Arquivos (ou algo do tipo “Manage Storage Providers”).

Em resumo, as atualizações de aplicativos provenientes da necessidade de se adequar às novas funcionalidades do iOS 8 estão ultrapassando as expectativas com relação às funcionalidades, visto que os desenvolvedores parecem estar aproveitando a oportunidade para atenderem solicitações antigas dos usuários do sistema operacional da Apple.

Por Felipe Foureaux Freitas

Foto: divulgação


Além dos novos iPhones a Apple também está apostando no iOS 8, o novo sistema operacional da empresa para plataforma móvel, rodando tanto no iPhone quanto no iPad.

O visual do iOS 8 é praticamente o mesmo de seu antecessor, a Apple não quis mudar muito para não dificultar para os usuários que estão cada vez mais habituados com o iOS. Mas nem por isso o novo iOS deixou de trazer novidades e elas são muitas!

Uma melhoria que vai agradar é quanto ao dicionário que sempre tentou ajudar aos usuários, mas muitas vezes acabou atrapalhando com sugestões de palavras erradas. Mas no iOS 8 as sugestões serão mostradas no topo do teclado e para que esta sugestão seja aceita, será preciso que o usuário toque na palavra. Antes, a inclusão da sugestão era feita quando se pressionava a tecla de espaço e por isso havia muitos erros, pois o usuário acabava inserindo sugestões erradas sem saber.

O Aplicativo de Notas também ganhou uma importante melhoria, principalmente para quem desejar inserir uma imagem em suas anotações, assim o aplicativo ficou mais completo e funcional.

O Aplicativo de Mensagem também passou por melhorias e ficou muito parecido com o WhatsApp, pois permite conversas em grupo, além de gravação de vídeo, capturar foto e até compartilhar a localização do usuário. Se quiser gravar, será preciso que você pressione o ícone do microfone e fique pressionando por alguns instantes.

Mas um dos recursos que mais vai chamar a atenção é o Time-lapse e Timer na câmera, que deixará o aparelho tirando fotos, mas seguindo um intervalo de tempo e no final será gravado um vídeo onde as fotos serão mostradas em sequência e o efeito é muito interessante. Antes, os usuários precisavam baixar algum aplicativo que oferecesse esta opção, mas agora não será mais preciso. O problema foi que a Apple disponibilizou o tempo de 3 ou 10 segundos para tempo de espera, não deixando a cargo do usuário escolher este intervalo de tempo.

O iOS 8 é na verdade, uma atualização do iOS 7, mas trouxe muitas novidades e os usuários certamente vão aprovar.

Por Russel

iOS 8

Foto: Divulgação


A Apple foi a grande pioneira ao lançar no mercado o aparelho considerado como o primeiro smartphone realmente inteligente e capaz de realizar tarefas que nenhum outro aparelho era capaz de fazer.

Ao desenvolver o seu primeiro iOS, a companhia então liderada por Steve Jobs marcava um dos maiores momentos da história, com um dispositivo realmente inteligente que era capaz de fazer diversas tarefas até impossíveis para os aparelhos celulares da época.

Com o primeiro iPhone, não foi somente a experiência do usuário que mudou, a sua forma de interagir com o mundo também foi alterada, graças aos diversos sensores que o aparelho incorporava, além de uma câmera de qualidade muito superior aos outros concorrentes.

Com o avanço da plataforma, surgiram novas tecnologias que consolidaram ainda mais o iPhone como um aparelho top de linha, como, por exemplo, o seu leitor de impressões digitais, que facilita muito a vida do usuário. Agora, com o novíssimo iOS 8 a Apple pretende ir ainda mais longe para facilitar a vida de quem faz compras com o cartão de crédito.

O sistema de utilização de impressões digitais para pagamentos já é uma realidade e realmente garante a segurança do usuário. Agora, a Apple vai ainda mais longe nesse ramo com a capacidade de fazer pagamentos apenas utilizando-se a câmera do smartphone e um cartão de crédito.

Segundo o site especializado 9to5Mac, o novo sistema operacional anunciado recentemente pela Apple possui uma funcionalidade em seu navegador Safari que permite utilizar a câmera do iPhone para escanear os dados do cartão de crédito.

Isso pode ser usado em sites que exijam que o usuário entre manualmente com as informações de cartões de crédito, como o Amazon.com. Ao invés de inserir cada detalhe do cartão, será possível apenas fotografá-lo para que as informações sejam inseridas automaticamente no formulário.

O iOS 8 ainda está em fase beta e só é usado por desenvolvedores atualmente e deve ser liberado apenas em meados de outubro. 

Por Ebenezer Carvalho

Foto: divulgação


Durante evento realizado em São Fracisco, nesta segunda-feira 2 de junho, a Apple apresentou o novo sistema operacional para os iPhones e iPads que provavelmente chegarão ao mercado ainda este ano. O Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, a marca conhecida pelo icone da maçã, é, atualmente, um dos eventos do universo da tecnologia mais aguardado.

Segundo o site G1, dentre as inovações apresentadas pelo novo sistema, encontra-se um recurso denominado "HealthKit", que concentra dados de aplicativos da área da saúde, e um serviço chamado "HomeKit", para possibilitar aos equipamentos da marca controlarem dispositivos da casa como fechaduras inteligentes, termostatos e até a iluminação.

Em relação às imagens, segundo informações do site americano da Apple, o novo sistema tornará mais simples o manuseio para você encontrar suas fotos favoritas, além de ferramentas excelentes e potentes de edição.

Ainda segundo informações site oficial da marca, O iMessage ganhou melhorias que o aproximam do WhatsApp, sendo possível mandar e receber mensagens de áudio e de vídeo, sem necessariamente abrir o aplicativo.

Certamente, a grande inovação desta nova versão do sistema é a aba de notificações que permite ao usuário interagir com os conteúdos, sem necessariamente acessar o aplicativo em questão.

No iOS 8 você vai encontrar uma nova maneira conveniente para responder às notificações. Atalhos úteis para as pessoas que você conversa mais e recursos para gerenciar seus e-mails de economia de tempo.

De forma geral, o IOS 8 vem com a característica marcante de facilidade de uso aliada a qualidade dos aparelhos, visando deixar mais acessível o manuseio. O novo sistema operacional será compatível com os seguintes aparelhos da marca: iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPod touch, iPad 2, iPad Air, iPad mini.

Por Thiago José Fernandes

Foto: divulgação


A cada nova atualização do seu sistema operacional iOS, a Apple tem o objetivo de melhorar os seus serviços. Para isso, a próxima atualização da marca deverá usar o próprio serviço de armazenamento de arquivos na nuvem para facilitar a vida dos usuários de Mac, iPhone e iPad. Graças ao iCloud, o iOS 8 poderá ser equipado com novos aplicativos para gerenciamento e edição de conteúdo de arquivos hospedados nos servidores da Apple.

Esta informação veio do famoso site de tecnologia 9To5Mac. De acordo com a notícia, a Apple está em fase inicial de desenvolvimento de dois aplicativos, o Preview e o TextEdit, ambos já disponíveis no Mac OS X e para o iOS. Contudo, para inovar, a Apple não quer que o projeto seja exatamente o mesmo. A mudança será no quesito de visualização, ou seja, para o Mac eles são totalmente funcionais para visualizar PDF, editar arquivos e imagens, no celular, serão como links para o iCloud.

Os futuros programas terão o objetivo de sincronizar e facilitar a visualização de documentos salvos pelo Preview e pelo TextEdit no iCloud, além de instigarem os usuários a gerenciar e editar documentos PDF pelo iBooks e outros arquivos pelo kit de programas iWork. Dessa forma, a marca criou uma incrível lógica de interligar todos esses serviços da empresa.

Segundo ainda o site de tecnologia, ainda não se sabe se os aplicativos estarão prontos para uso dos consumidores da marca até o fim do ano, momento provável do lançamento do iOS 8. Além disso, também não se sabe se toda essa estrutura poderá ser aproveitada no sistema. Contudo, a Apple trabalha insistentemente para que tudo possa ocorrer no tempo previsto. Não bastasse isso, a empresa estaria focada em reestruturar o iCloud, adicionando novas ferramentas e possibilidades.

Caso essa informação esteja realmente correta e divulgando os reais objetivos da Apple, as novas opções do iOS 8 estão no foco da marca. Porém, mesmo trabalhando a todo vapor para a realização disso tudo, a companhia está focada também em outras grandes novidades, como o aplicativo de saúde Healthbook, um novo app Mapas e também um aplicativo exclusivo do iTunes Radio.

Por Carolina Miranda





CONTINUE NAVEGANDO: