A empresa chinesa Xiaomi já está com todos os seus preparativos para iniciar a fabricação dos seus primeiros smartphones no Brasil, contudo, ainda serão lançados alguns protótipos para que os consumidores brasileiros conheçam um pouco sobre os produtos da marca.

Mesmo ainda não tendo lançado nenhum tipo de aparelho telefônico por aqui, a empresa chinesa já está no Brasil e conta com um escritório, o qual está cuidando de todos os detalhes da chegada da marca ao mercado brasileiro.

Segundo informações ligadas a Foxconn, a qual fabrica os aparelhos dessa marca na China, ela deve ser a principal parceira também da Xiaomi aqui no Brasil.

Ao contrário da Xiaomi, a Foxconn já possui três fábricas aqui no país, sendo elas em Manaus e as outras no interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Indaiatuba, o que indica que a empresa chinesa provavelmente usará as fábricas do estado de São Paulo para produzir os seus primeiros aparelhos.

Esta escolha deve ter como principal finalidade a facilidade com que a cidade de São Paulo oferece para a comercialização, bem como o grande número de mão de obra qualificada disponível para produção destes primeiros exemplares.

O que podemos garantir é que os protótipos iniciais irão ficar prontos na segunda metade de março do corrente ano. A produção em grande escala irá acontecer no mês de abril, ou seja, conforme o cronograma já anunciado pela empresa chinesa, o produto tem previsão de ser lançado no mercado brasileiro ainda neste primeiro semestre.

Um aparelho dessa empresa já foi certificado pela Anatel, fato este que, pela lógica, indica que deve ser este o primeiro modelo a ser lançado aqui no Brasil.

Esse modelo foi batizado com o nome de Redmi Note 4G e é um Phablet que possui uma tela de 5,5 polegadas, o qual tem especificações intermediárias e atualmente é vendido no exterior por um preço de aproximadamente R$ 450.

Por Adriano Oliveira

Foto: divulgação


Foi oficializado o Oppo N3, um celular que apresenta configurações que devem deixar entusiasmados aqueles que gostam de fazer suas fotografias e vídeos. É até curioso como logo após anunciar o smartphone mais fino do mundo, a empresa trás este aparelho que é um tanto gande e pesado: suas dimensões são de 161.2 x 77 x 9.9mm e pesa 192g. Aparentemente, estão apostando em um nicho específico.

Mas vamos entender o porquê estamos falando de fotografias e vídeos. O sensor fotográfico do N3 é maior do que habitualmente encontramos em smartphones. Esse tamanho avantajado, que vai na contramão da tendência de compactar e diminuir tudo em smartphones, dá ao celular a capacidade de digitalizar fotografias com mais quantidade de pixels.

O sensor vem acoplado em um módulo motorizado que roda automaticamente verticalmente até 206º, dando um controle maior para selfies, por exemplo. A câmera conta com controles manuais, gravação de vídeos em formato RAW, modo ultra-macro (o que aumentará sensivelmente o nível de detalhes nas imagens), modo de obturação lenta e fotografias panorâmicas de 64Mp.

Falando em gravação de vídeos, o Oppo N3 oferecerá possibilidade de gravação em 4K a 30FPS, 1080p a 60FPS e 720p a 120FPS.

A bateria do N3 é de 3.000mAh e, assim como a bateria do recém anunciado Oppo R5, será possível o carregamento de 75% da carga em apenas meia hora.

Por fim, o desbloqueamento de tela se dá através de um leitor de impressão digital, bastanto tocar com o dedo no ecrã.

Como mencionado no início do texto, esse aparelho parece visar um público específico e não deve atrair aqueles que não se entusiasmam muito com fotografias. Mas, caso as vendas dentro desse nicho sejam boas, o Oppo N3 deve contribuir para um Instagram mais bonito.

Configurações gerais: Ecrã Full-HD de 5.5 polegadas com uma densidade de 401PPP; SoC quad-core Snapdragon 801 a 2.3Ghz; 2GB de RAM; 32GB de memória interna não expansível; Sensor fotográfico de 1/2.3 de polegada e 16Mp; Android 4.4.4 Kit Kat com o launcher Color OS 2.0.

 

Por Alexandre S.T.

Foto: divulgação


Até agora, o posto de melhor câmera entre os smartphones é do Lumia 1020. Entretanto, o smart pode perder este posto a qualquer momento. A fabricante chinesa Oppo está planejando lançar o Oppo Find 7, um top de linha que pode ter uma câmera de 50 megapixels, que deixaria para trás os 41 megapixels do Lumia 1020, da Nokia. Além da câmera, o Find 7 pode ser comercializado em duas configurações bem atraentes. A melhor viria com o Android 4.4 e tela com resolução QHD (2560 x 1440 pixels).

A confirmação ainda não chegou a mídia oficialmente, contudo, os rumores de que a marca chinesa irá lançar um celular com uma poderosa câmera de 50 megapixels ganharam força após algumas fotografias serem tiradas supostamente pela potente Oppo Find 7. O smartphone possibilita o usuário dar um grande zoom sem que a imagem perca a qualidade ou apresente detalhes distorcidos, com é o caso das câmeras de aparelhos que possuem 8 megapixels, por exemplo. Existe também uma especulação de que a câmera inclui uma abertura de f/2.0 para melhor desempenho em baixa luminosidade.

O Oppo Find 7 também é especulado com duas opções de configuração, além da câmera possante. A melhor configuração pode vir com uma tela de 5,5 polegadas com resolução QHD (1440p) e densidade de 538 ppi, processador quad-core Snapdragon 801 e 3 GB de memória RAM.

A outra versão, que de acordo com as configurações não poderá ser chamada em nenhum momento de básica, tem uma tela com resolução Full HD (1080p), processador Snapdragon 800, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno. Esses 16 GB, se confirmado, pode colocar o Oppo Find 7 bem próximo ao recém-lançado Galaxy S5. O gadget pode incluir ainda com uma câmera frontal de cinco megapixels para selfies e videoconferências.

A potente câmera e as configurações bem atraentes estão chamando muito a atenção dos fãs de tecnologia. Contudo, nada ainda está confirmado. O Oppo Find 7 está cercado de expectativas e sua apresentação está marcada para o próximo dia 19. O smartphone chinês, porém, dificilmente chegará ao Brasil.

Por Carolina Miranda


O sistema operacional Tizen foi lançado há quase um ano e o primeiro smartphone com a tecnologia deve ser apresentado pela empresa Samsung ainda em 2014, o novo produto recebeu o nome de ZEQ 9000. Vale lembrar que o Tizen é o resultado de uma parceria da Samsung com a Intel. O novo aparelho deverá ser apresentado para os consumidores durante a MWC desse ano, a informação foi passada pelo site especializado no assunto Intomobile.

A MWC é considerada a maior feira mundial de tecnologia móvel e vai acontecer entre os dias 24 e 27 de fevereiro em Barcelona, na Itália. Durante esse período, toda a mídia especializada volta a sua atenção para as novidades das marcas.

A fabricante ainda não passou todos os detalhes técnicos sobre o modelo, até o momento foram divulgadas notícias de que ele terá uma tela de 4,8 polegadas com resolução de 1280×720 pixels. Contara com um hardware avançado e com um processador Snapdragon 800 desenvolvido pela Qualcomm, que irá rodar 2,3 GHz. Uma foto do novo aparelho também foi liberada pela Samsung.

Segundo especialistas no assunto, é provável que o ZEQ 9000 tenha duas versões, uma que suporte dois chips e outra com um chip único. Outra previsão é que ele tenha 2GB de memória RAM e que o corpo do aparelho tenha grande semelhança com a linha Galaxy, outro produto da empresa.

Vale lembrar que o Tizen foi desenvolvido também para rodar em outros equipamentos como computadores e TVs. A versão final do sistema operacional passou por várias mudanças até atingir o aspecto que tem hoje. O resultado faz parte de uma série de testes feitos por diferentes desenvolvedores.

A versão que será comercializada possui interface muito parecida com o Android que faz parte da maioria dos aparelhos vendidos pela Samsung em todo o mundo e é muito popular entre os clientes que optaram por comprar produtos da companhia.


O Xperia i1 está sendo alvo de vários rumores na internet. Após ter tido suas primeiras imagens reveladas, o futuro celular da Sony teve as capturas de tela de seu Android vazadas. As fotos mostram recursos nunca vistos antes, como uma interface inovadora, câmera de 20 MP com tecnologia para ambientes com baixa luz e gravação de vídeos com resolução 4K.

A interface redesenhada conta com botões para vários aplicativos, como o relógio, alarme, Walkman, conversas e outros. A bandeja de aplicativos também ganhou novo visual, junto com a nova versão do Small Apps, que fixa vários atalhos na tela ao mesmo tempo.

O novo modelo Xperia irá possuir processador Snapdragon 800 e sua câmera contará com o modo Steadyshot e terá suporte para ISO de até 12.800. Além disso, a companhia pretende lançar uma integração com o Music Unlimited e um aplicativo de realidade aumentada. Outra grande novidade é o recurso de pesquisa visual com base no kooaba. Batizado de Info Eye, ele deverá ser bem parecido com o HERE City Lens da Nokia, passando informações sobre os locais visitados pelo usuário.

Vale a pena ressaltar que as imagens divulgadas eram de um aparelho com número C6906, então não se sabe se elas pertencem realmente ao i1 ou a outro modelo. Sendo assim, resta aguardar o pronunciamento da Sony a respeito das imagens e dos rumores.

Por Felipe Santos Bonfim


A empresa brasileira Positivo lançou o novo smartphone chamado Ypy S400 e já está sendo vendido nas melhores lojas com a faixa de preço médio de R$ 750. O Ypy S400 vem com o sistema operacional Android 4.0 que também é chamado de Ice Cream Sandwich. O processador é Qualcomm dual-core com 1GHz. Este é o terceiro aparelho lançado pela empresa no ramo de smartphones.

O Ypy S400 vem com a tela sensível ao toque de 4 polegadas 480 x 800 pixels, câmera frontal VGA e traseira de 5 MP, 512 MB de memória RAM, memória interna de 4 GB e vem com um cartão de 8 GB, mas o aparelho aceita um cartão micro SD de até 32 GB.

É um aparelho que tem a conexão via Wi-Fi, conexão 3G, GPS, Bluetooth 3.0, sensor de luminosidade e o acabamento na parte de trás é de tinta emborrachada na cor preta, pesa apenas 132g e possui 9,8 mm de espessura.

O mercado de smartphone tem crescido no Brasil, somente no ano passado estima-se que foi vendido mais de 16 milhões de aparelhos como este e neste ano o mercado estima que o total de aparelhos vendidos seja maior que 65 milhões. Esse crescimento nas vendas de celulares smartphones deve continuar nos próximos anos.

Por Mariana Rodrigues


A linha Galaxy substituiu o brilho e as funcionalidades do Iphone 4S, pois a linha Samsung Galaxy III impressiona pelo design e pelas funcionalidades atraentes e inovadoras, o que deixa os usuários mais satisfeitos e com experiências dinâmicas e agradáveis ao compartilhar fotos, vídeos e fazer chamadas.

A terceira geração da linha Galaxy é ainda mais atrativa e com inúmeras modificações nos aparelhos. O Samsung Galaxy SIII possui 8,6 mm de espessura e resolução em HD (1280×720), contanto com uma resistente tela AMOLED, que suporta arranhões e quedas bruscas.

O aparelho ainda vem com duas câmeras, de 8MP e 1,9 MP, que tira fotos e grava vídeos simultaneamente. A câmera frontal de 1,9 MP é excelente para fazer vídeo chamadas.

O espaço interno do Samsung Galaxy SIII também impressiona, pois ele conta com quatro núcleos e 1 GB de memória RAM, o que se pode esperar do Samung Galaxy SIII altíssimo poder de processamento e armazenamento.

O sistema do aparelho também funciona com Sistema Android 4.0, que é a versão mais atualizada do Google.

Entre outras funcionalidades, o Galaxy SIII permite aos usuários digitar uma mensagem de texto, mas também faz ligações para o contato onde seria enviado o sms. Para que a Direct Call passe a funcionar, basta o usuário colocar o aparelho próximo a orelha e a função é automaticamente ativada.

Se o problema for conectividade, o Galaxy SIII possui Wi-Fi, GPS e Bluetooth 4.0, contando com a conexão 3G.

O Samsung Galaxy SIII reúne o que há em mais avançado referente à telefonia móvel, design e sofisticação. O aparelho custa em média R$ 1.499,00.

Por Guilherme Paixão Campelo


Há pouco tempo, a empresa Yota, que presta serviços de banda larga na Rússia, lançou o primeiro aparelho do mundo que possui duas telas, uma na parte da frente e outra na parte de trás.

A exemplo do case para o iPhone que cria uma segunda tela, a Yota lançou o YotaPhone, que conta com uma tela HD de LCD (720p) na parte da frente e outra e-ink na parte de trás, sendo que ambas possuem 4.3 polegadas.

O novo celular possui sistema operacional Android Jelly Bean, processador de 1.5 GHz com dois núcleos no modelo Snapdragon Krait, memória RAM de 2 GB, capacidade de armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB, câmera com 12 MP, bateria de 2100 mAh, espessura de 9,9 mm e peso de 140 gramas. Além disso, o smartphone conta com proteção especial nas suas duas telas, que é a Gorilla Glass 3D.

O painel e-ink que fica na parte traseira possui resolução de 200 dpi e servirá para ler livros digitais e exibir previsão do tempo, mensagens, notificações, redes sociais, chamadas e até apresentações em slides.

A expectativa que veio com o lançamento do YotaPhone é a de grande durabilidade da bateria, pois grande parte das informações pode ser lida no display e-ink. O lançamento oficial do dispositivo acontecerá no segundo semestre do ano que vem. Porém, o aparelho deve ser apresentado durante a MWC de 2013.

Por Guilherme Marcon


A Sony está bastante empenhada na produção de sua nova linha de smartphones Xperia para o ano que vem. Segundo o site Xperia Blog, a fabricante irá produzir um aparelho com processador Exynos 5, o mesmo processador que poderá ser utilizado no Galaxy S4. O modelo em questão seria o Yuga, que será uma das apostas da companhia no segmento dos foblets.

Além do incrível processador, o novo aparelho da Sony contará com memória RAM de 3 GB e tela de 5 polegadas com resolução Full HD. O display ainda poderá trazer a tecnologia Luminant Whitemagic, que de acordo com a fabricante, consegue atingir níveis de contraste e definição de pixels nunca vistos antes em um smartphone. Outra grande novidade do aparelho é a redução das camadas da tela, que resultam em uma diminuição na espessura do modelo.

Além de tudo isso, o Yuga ainda contará com a câmera digital Sony XMOR RS (que possui 16 megapixels) e uma bateria de 3.000 mAh.

Até o momento, a Sony não veio a público para falar sobre estas informações, nem mesmo foi divulgado qual será a data de lançamento do aparelho no mercado. A expectativa é que o Yuga seja apresentado ao público já nos primeiros meses de 2013, em alguma das feiras de tecnologias marcadas para o início do ano que vem.

Por Felipe Santos Bonfim


Apesar de ter sido lançado no dia 04 de outubro, o smartphone Motorola Razr i só agora está dando as caras em terras brasileiras. Logo de início, o aparelho, que obteve boas avaliações, terá como função primordial representar de maneira bastante eficiente a linha de chips da Intel para o Android. O Razr i também traz algumas curiosidades: O dispositivo é o primeiro aparelho a ter agregado a si um processador Atom de 2 GHz.

O aparelho deverá custar cerca de R$ 1.299,00 (desbloqueado) no mercado brasileiro. Apesar da fabricante do aparelho anunciá-lo com um produto intermediário, o Motorola Razr i pode integrar sem nenhuma dificuldade o nível de dispositivos top de linha. Isso é facilmente perceptível quando se faz uma análise de sua ficha técnica.

E por falar na ficha técnica, vejamos algumas das características principais desse dispositivo: O Motorola Razr i é inteiramente feito em alumínio. O seu peso total é de 126 gramas e ele possui apenas 0,8 centímetros de espessura. O aparelho também vem equipado com uma tela Super AMOLED com 4,3 polegadas. Já as câmaras são de 8 MP (traseira) e 1.3 MP (frontal).

Um dos pontos que merece destaque no aparelho é em relação ao seu áudio. O dispositivo reproduz diversos formatos de música, como AAC, AAC+, AMR NB, MIDI, MP3, entre diversos outros.

Por Denisson Soares


No final de setembro, a Samsung lançou um novo smartphone em parceria com uma empresa de telefonia chamada US Cellular, localizada nos Estados Unidos. O aparelho chama-se Samsung Galaxy Axiom e foi disponibilizado como um modelo acessível para quem não pode (ou não quer) investir muito em um smartphone.

O celular conta com especificações medianas, porém, muito úteis. O sistema operacional é o Android Ice Cream Sandwich e a tela possui quatro polegadas com 480 x 800 pixels de resolução. Além disso, o aparelho possui processador de dual-core de 1.2 GHz, câmera na parte da frente com 1.3 MP e câmera na parte de trás com 5 MP.

Não bastasse isso, o navegador de internet utilizado no aparelho é o Google Chrome, que vem de forma nativa. O novo smartphone conta ainda com suporte para a Google Wallet.

O novo Galaxy Axiom já está à venda no mercado norte-americano, pelo preço inicial de US$ 399 desbloqueado, o que seria mais ou menos R$ 800. Entretanto, quem quiser fechar um pacote com a US Cellular compra o novo smartphone por apenas US$ 79 (mais ou menos R$ 160).

Por Guilherme Marcon


No final de novembro, um novo smartphone foi lançado no mercado chinês. Ele se chama Vivo X1 e agora ganhou o posto de celular inteligente mais fino do mundo, superando o Oppo Find 5.

O novo Vivo X1 conta com espessura de apenas 6,55 milímetros, enquanto que o Oppo Find 5 tem 6,9 mm, o iPhone 5 tem 7,6 mm e o Samsung Galaxy S3 conta com 8,6 mm. O celular é fabricado pela empresa chinesa chamada Vivo e, além da espessura incrível, conta com configurações muito boas, como sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean), tela com 4.7 polegadas, memória RAM de 1 GB, processador com dois núcleos e 1.2 GHz, bateria com 2000 mAh e uma câmera na parte de trás com 8 MP.

Entretanto, parece que a Vivo tem intenção de lançar no mercado outro aparelho muito potente. A empresa comunicou que o próximo dispositivo top de linha que lançará possuirá display Full HD (1080p) e terá uma câmera com 13 MP, mas que ainda está desenvolvendo o gadget.

O aparelho Vivo X1 está em pré-venda apenas na China e custa cerca de 2.500 yuan, o que equivale a mais ou menos R$ 800, sem taxas.

Não há informação sobre lançamento do aparelho em outros países, mas é provável que se chegar ao Brasil ele custará muito mais, mas talvez até menos que o Galaxy S3 e o iPhone 5.

Por Guilherme Marcon


Na última quarta-feira, 21 de novembro, caíram na rede imagens do novo smartphone da RIM. O aparelho, que ainda não teve seu nome divulgado, trará o novo sistema operacional BlackBerry 10 que é a grande aposta da companhia.

As fotos foram publicadas no site CrackBerry e revelam um protótipo do aparelho, que possui um adesivo da RIM em sua parte traseira alertando que ele é usado apenas para a realização de testes, ou seja, não é para ser comercializado. As fotos não apresentam nenhuma novidade, já que, anteriormente, o smartphone havia aparecido em outras imagens.

O responsável pela publicação das fotos é um usuário do fórum CrackBerry identificado como BBercat. O internauta faz comparações entre o novo smartphone e o BlackBerry Bold 9700, revelando que a companhia finalmente cedeu e se entregou a onda das telas touch screen.

É bem grande a expectativa em volta do lançamento dos novos aparelhos e do novo sistema operacional da RIM. Até porque, recentemente,Thorsten Heins, CEO da empresa, confirmou a chegada dos produtos para o inicio de 2013 e prometeu grandes novidades. Até a data do lançamento, a fabricante deverá falar mais sobre o sistema e sobre seus novos aparelhos.

Por Felipe Santos Bonfim


A LG resolveu investir mais no Brasil e trouxe o segundo smartphone com processador de quatro núcleos para o nosso mercado. Trata-se do LG Optimus 4X HD.

Com o lançamento, a promessa é que os usuários tenham ótimas experiências com o novo smartphone, que veio para disputar o topo do mercado do sistema operacional Android no Brasil, pois concorrerá diretamente com o Samsung Galaxy S3, que vem vendendo muito bem.

O LG Optimus 4X HD conta com processador Tegra 3 da NVIDIA com 1.5 GHz e quatro núcleos; sistema operacional Android Ice Cream Sandwich; 1 GB de memória RAM; tela com 4.7 polegadas e tecnologia IPS; capacidade de armazenamento interno de 16 GB (com possibilidade de expansão); resolução de 800 x 1280 pixels; compatibilidade com Wi-Fi, 3G, NFC e Bluetooth; câmera traseira de 8 MP e frontal de 1.3 MP; espessura de apenas 0,89 cm; bateria que dura até 10 horas e meia e peso de 133 gramas.

No Brasil, o novo lançamento da LG custa R$ 1.899 e pode ser adquirido em lojas especializadas, bem como nas lojas das operadoras de telefonia móvel, como a Claro, Oi, Tim e Vivo.

Por Guilherme Marcon


O site BGR confirmou no início de setembro que a Microsoft estava produzindo seu próprio smartphone. Na última sexta-feira, dia 2 de novembro, saiu um novo relatório com mais detalhes e informações sobre o novo aparelho, que marcará de uma vez por todas a entrada da companhia no mercado de smartphones.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, Steve Ballmer estaria testando junto com sua equipe os novos dispositivos em algumas regiões do continente asiático.

O site BGR ainda afirma que todos os testes não estão sendo feitos apenas na Ásia, segundo eles, os aparelhos estão em fase de teste em outros continentes também. De acordo com a publicação do site, pessoas de dentro e de fora da empresa nos Estados Unidos já estão testando o novo smartphone da Microsoft.

Até o momento não há nenhuma informação sobre quando será lançado o aparelho, muito menos o valor que ele custará no varejo. No que diz respeito às configurações, a única informação é que o modelo poderá ter tela de 5 polegadas, especificação bem semelhante ao que vem sendo oferecido pelas principais parceiras da Microsoft, Samsung, HTC e Nokia.

Por Felipe Santos Bonfim


A partir da próxima terça-feira, dia 30 de outubro, o LG Nexus 4 já estará disponível em todas as lojas norte-americanas. Confirmando os rumores, o modelo contará com a versão 4.2 do Android, que será chamada de Jelly Bean, assim como a versão 4.1.

Até o momento, a Google não revelou informações sobre a versão 4.2 do sistema operacional, mas segundo o site Modaco, esta versão contará com o Gesture Typing, um recurso que oferece ao usuário a digitação a partir de gestos.

O LG Nexus 4 teve suas especificações técnicas baseadas no Optimus G, que também foi produzido pela LG. O novo aparelho conta com tela de 4,7 polegadas, processador Snapdragon S4 quad-core de 1,5 GHz e memória RAM de 2 GB.

O smartphone tem apenas 9,1 mm de espessura, oferece uma bateria de 2100 mAh e tem duas câmeras: uma frontal de 1,3 megapixels e outra traseira de 8 megapixels.

A Google deverá revelar seus novos dispositivos para a linha Nexus já na próxima segunda-feira. Porém, até o momento nada foi confirmado pela fabricante. A expectativa é que a companhia apresente os tablets Nexus 7 e Nexus 10, além do próprio LG Nexus 4 e outros dois smartphones.

Por Felipe Santos Bonfim


Atualmente, o grande destaque da Samsung está sendo o lançamento do Galaxy S3 Mini, mas uma versão do smartphone muito melhor será lançada no mercado japonês em breve. A nova versão foi batizada de Galaxy S3 Alpha e se destaca por conta da cor diferenciada e seu hardware super potente, bem parecido com o do Galaxy Note 2.

O aparelho possui processador quad-core Exynos 4412 de 1,6 GHZ e memória RAM de 2 GB, o que faz com que essa versão seja ainda melhor do que a versão tradicional do smartphone. Além disso, o modelo já vem com a versão Jelly Bean do Android e é totalmente compatível com a rede 4G.

Por enquanto não há grandes detalhes sobre o dispositivo, nem mesmo a data de lançamento e o preço do aparelho foram confirmados pela fabricante sul-coreana.

O lançamento no mercado ocidental do Galaxy S3 Alpha ainda é incerto, pois o envolvimento da NTT DoCoMo (uma operadora de telefonia móvel japonesa) com o smartphone pode impedi-lo de ser comercializado em outros países.

Por Felipe Santos Bonfim





CONTINUE NAVEGANDO: