O sistema operacional móvel tradicional da finlandesa Nokia foi definitivamente aposentado pela empresa. O Symbian, plataforma em questão, foi utilizado pela última vez no smartphone 808 PureView.

A notícia foi divulgada dentro do relatório do ano passado da Nokia, mas não foi nenhuma grande novidade, tendo em vista que a fabricante vendeu somente 2,2 milhões de celulares rodando com o Symbian em 2012, frente aos 9,3 milhões de Asha e aos 4,4 milhões de aparelhos Lumia com o Windows Phone comercializados.

Conforme as palavras da empresa no relatório, enquanto era feita a transição para os Windows Phones, ainda foram disponibilizados celulares com o Symbian, porém o Nokia 808 PureView foi o último.

Entretanto, espera-se que muito em breve a fabricante finlandesa lance alguns novos smartphones, sendo o principal deles um PureView, parecido com o 808 e seus 41 MP, porém rodando Windows Phone. A expectativa é que essa novidade seja apresentada durante o Mobile World Congress deste ano, que vai acontecer em Barcelona neste mês.

Apesar dos rumores, a Nokia não se pronunciou e não confirmou nenhuma das informações sobre os seus planos, nem sobre o suposto novo PureView.

Por Guilherme Marcon


A finlandesa Nokia decidiu aposentar de vez o sistema Symbian. A notícia deu-se de forma acidental num post dos desenvolvedores da empresa. O funcionário escreveu na publicação que a plataforma encontra-se em manutenção e só será atualizada caso ocorra bugs críticos.

De acordo com o post, o sistema só receberá updates no caso de um bom retorno financeiro para a Nokia, mas se levar em conta a vida útil desses aparelhos, essa possibilidade ficará cada vez mais remota com o passar do tempo.

O software está no fim de sua vida útil e a empresa não adotará medidas radicais de atualização na plataforma, nem mudará ferramentas ou adicionará novos recursos, a não ser que surja uma oportunidade financeiramente viável com a criação de novos padrões, num futuro próximo.

No último ano, o sistema teve sua participação de mercado reduzida de 16,9% (agosto 2011) para 4,4% (em agosto de 2012).

Esse abandono do Symbian não significa, porém, que a Nokia sairá do mercado de desenvolvimento de sistemas. A empresa também não divulgou nada a respeito do sistema S40 (presente nos aparelhos do modelo ASHA) e nem se pronunciou sobre o abandono do sistema Symbian.

Fonte: Techtudo

Por A.V.S


Dessa vez, a Nokia resolveu atualizar os seus aparelhos que não rodam com Windows Phone, para deixar os smartphones com funcionalidades e compatibilidades mais interessantes. Assim, há pouco tempo, foi disponibilizada a versão Belle Refresh do Symbian.

O novo upgrade que foi feito nos smartphones trouxe a compatibilidade com o HTML 5 como maior inovação. Além disso, as atualizações incluem o Microsoft Office Mobile, uma atualização do software de mapas da Nokia (Nokia Maps Suite) e também novos widgets.

Os dispositivos que começaram a receber a atualização são o Nokia Oro, o X7, o C7, o E7, o C6-01 e o N8, sendo que este ainda ganhou um upgrade específico, que traz aplicativos para serem utilizados na edição de imagens. Já os modelos E6 e Nokia 500, receberão em breve a atualização.

A Nokia orientou os usuários para que entrem em contato com o suporte técnico da companhia caso enfrentem algum problema após a atualização.

Por Guilherme Marcon


De acordo com o site PC Mag, recentemente a Nokia anunciou que está procurando uma forma de levar alguns dos recursos tradicionais do seu sistema operacional Symbian para os Windows Phones da série Lumia. Alguns dos recursos escolhidos são: a possibilidade de compartilhar o 3G pelo Wi-Fi, quem possuir DLNA poderá compartilhar a tela da TV, suporte a NFC e monitoramento de gastos dos planos de telefonia, além da possibilidade de tirar fotografias panorâmicas com alta resolução.

Todas essas características são ineficientes ou até mesmo inexistentes nos Lumia, com exceção do compartilhamento 3G via Wi-Fi (que só está disponível no Lumia 610). Isso, devido ao fato de o sistema operacional do Windows Phone ainda utilizar o código interno, chamado de kernel, baseado no Windows CE.

À medida que os testes tiverem resultados positivos, os recursos serão aplicados aos poucos nos aparelhos da linha Lumia, em uma tentativa de elevar o volume de vendas.

O motivo real desse incremento para os Lumia é que as vendas não foram tão bem como esperado e os investidores estão extremamente insatisfeitos. Sendo assim, além dos recursos do Symbian Belle sendo levados para os novos smartphones, a finlandesa irá expandir os mercados onde os Lumia estão sendo vendidos, levando primeiramente os dispositivos para o mercado chinês.

Por Guilherme Marcon


Depois de Apple e Google confirmarem a gravação da localização dos usuários do IOS e Android, agora foi a vez da Nokia confirmar que o Symbian também fazia tal gravação.

De acordo com a Nokia, o Symbian é capaz de gravar até 2.500 posições de torres de celulares utilizadas pelo aparelho. Não bastasse isso, as coordenadas das conexões Wi-Fi e também do GPS também são gravadas.

A empresa informou que estas informações são criptografadas e enviadas para a Nokia para que com estes dados a empresa possa aperfeiçoar a experiência com seus serviços.

A empresa afirmou que estas informações são armazenadas em um local protegido do celular e logo após os dados serem enviados para a empresa eles são deletados.


Toda a semana o blog da Nokia publica uma pequena seleção de aplicativos específicos para seus celulares e smartphones. Quem quiser conferir basta seguir este link. Sempre há algo muito interessante na seleção, pois o sistema operacional mais utilizado pela empresa finlandesa, o Symbian, tem uma grande oferta de aplicativos.

Entre os aplicativos mais interessantes nesta seleção, destaco a app Nokia Handwriting Calculator. O aplicativo está quentinho, pois recém saiu dos fornos do Nokia Beta Labs, que é responsável por criar aplicativos inovadores.

Portanto, o software ainda é um protótipo. E o que ele faz? Cálculos. Mas ao contrário das calculadoras existentes no mercado, o usuário pode rabiscar sua conta diretamente na tela, como se o fizesse num pedaço de papel.

E o mais legal: é grátis. Ou seja, não custa nada experimentar.

Por Maximiliano da Rosa


O CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo falou sobre o Nokia N8 e explicou as razões que fizeram a empresa atrasar o seu lançamento. O motivo, segundo ele, é a qualidade. A Nokia quer que os consumidores tenham uma experiência muito melhor com o Symbian^3 do que com o iPhone OS e o Android, graças às suas múltiplas telas e widgets aperfeiçoados.

Por isso, o lançamento oficial foi adiado para o terceiro trimestre.

Falando sobre o Symbian^3, Kallasvuo disse que acredita que o SO iniciará uma espécie de nova era, e que o N8 será o primeiro de uma série de smartphones que rodarão o novo sistema operacional da empresa finlandesa.

Ele vai ainda mais longe, dizendo que nos próximos anos o Symbian^3 estará presente em cerca de 50 milhões de smartphones no mundo todo.

Por Maximiliano da Rosa


Usuários de celulares com o sistema operacional Symbian devem ficar atentos, pois uma empresa especializada em segurança, a NetQin divulgou informações de que cerca de 100 mil celulares podem estar infectados com vírus do tipo “botnet”, um malware que transforma o aparelho num zumbi.

Disfarçado na forma de um jogo, o aplicativo malicioso usa o celular para enviar SMS para números da agenda de contatos ou, simplesmente, para números aleatórios. Quem recebe o SMS se depara com links para sites com programas maliciosos e também pode ser infectado. Mas nem adianta ir conferir a caixa de saída do seu aparelho, pois o vírus apaga todos os seus rastros.

A versão do Symbian afetado é o S60 da terceira à quinta geração, e para se livrar do malware o usuário deve verificar a validade do software, já que a Fundação Symbian revogou essa validade.

Por Maximiliano da Rosa


O Symbian, sistema operacional da Nokia para smartphones, está com seus dias contados. Tudo indica que o sistema não obteve o sucesso esperado, e o que é mais importante para um SO: a adesão dos desenvolvedores. Talvez a gigante finlandesa não tenha levado em conta que o mercado possa estar saturado de sistemas operacionais diferentes, e que muita gente esteja focado em dois sistemas: o Android e o iOS.

Portanto, o smartphone N8 será o primeiro e o último da série N a vir com o Symbian. O foco da empresa daqui para frente deve ser no MeeGo, fruto da parceria com a Intel. Isso quer dizer que o sucessor do N900, o N9, deverá mesmo usar o MeeGo. Assim como o Android, esse sistema é baseado no Linux.

E para não dizer que o Symbian não será mais visto por aí, a Nokia afirmou que apenas as séries C, E e X usarão o sistema.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Tecnoblog


A Nokia, a maior fabricante de celular do mundo lançará no meio do ano o N8, com câmera de 12 megapixels e o primeiro smartphone com sistema operacional Symbian. A novidade deverá custar no Brasil por volta de R$ 830,00, mas ainda não tem previsão de lançamento no país.

O novo aparelho terá tela touchscreen de 3,5 polegadas e resolução de 640 x 360 pixels. O N8 ainda virá com 16 GB de armazenamento, que poderá aumentar com o uso do cartão de memória. A câmera fotográfica do aparelho poderá conectar à televisão devido a saída de vídeo padrão HDMI. O N8 terá conectividade via Wi-fi, Bluetooth 2.1 e 3G.

Fonte Terra

Por Fernanda Peixoto





CONTINUE NAVEGANDO: