A Microsoft começou neste ano a distribuir a tão esperada atualização para os smartphones que utilizam o sistema operacional Windows Phone da empresa. Trata-se do WP 8.1, disponibilizado para todos os aparelhos que já executavam o Windows 8, o que excluiu apenas o Nokia Lumia 710 dos mais conhecidos smartphones com Windows no mercado brasileiro.

Com a atualização, vieram diversas melhorias, como a presença de uma Central de Notificações, capaz de reunir novas informações sobre mensagens, ligações e alertas de aplicativos instalados, assim como fixação de atalhos para as configurações mais acessadas, como Wi-Fi, brilho da tela, travar rotação, modo avião, entre outras que podem ser personalizadas pelo usuário.

Esteticamente, o novo sistema operacional permite que sejam colocadas três colunas de aplicativos na tela inicial para aparelhos de tela grande, além da inserção de uma imagem como plano de fundo dessa tela inicial. Mesmo disponível apenas em inglês no momento, a atualização trouxe a assistente virtual Cortana, baseada em uma personagem de inteligência artificial da franquia de jogos Halo, pertencente à Microsoft, que pode ser instalada em aparelhos no Brasil se for alterada a região nas configurações do smartphone.

Já há algum tempo, a empresa lança versões para desenvolvedores dos programas e sistemas operacionais, o que permite que alguns usuários utilizem as novidades antes do lançamento oficial, com intuito de dar um feedback para a empresa de possíveis erros e melhorias necessárias.

 A última atualização para a versão de desenvolvedores do sistema operacional para dispositivos móveis foi o Windows Phone 8.1.1 14203, que trouxe como grande novidade a possibilidade de instalar atualizações do sistema em cartões MicroSD para os aparelhos que contam com essa função. Essa é uma função bastante útil para os aparelhos das linhas iniciais da marca, que contam com apenas 4 GB ou 8 GB de memória de armazenamento, já que os usuários são forçados a desinstalarem aplicativos ou excluírem dados para conseguirem atualizar seus aparelhos.

Outra novidade é a possibilidade de visualizar a porcentagem de bateria restante em tempo real na live tile do aplicativo, assim como fixar esse app na Central de Notificações. Essa é uma versão de teste e ainda não possui data de quando será distribuída oficialmente para os usuários.senvolvedores dos programas e sistemas operacionais, o que permite que alguns usuários utilizem as novidades antes do lançamento oficial, com intuito de dar um feedback para a empresa de possíveis erros e melhorias necessárias.

 A última atualização para a versão de desenvolvedores do sistema operacional para dispositivos móveis foi o Windows Phone 8.1.1 14203, que trouxe como grande novidade a possibilidade de instalar atualizações do sistema em cartões MicroSD para os aparelhos que contam com essa função. Essa é uma função bastante útil para os aparelhos das linhas iniciais da marca, que contam com apenas 4 GB ou 8 GB de memória de armazenamento, já que os usuários são forçados a desinstalarem aplicativos ou excluírem dados para conseguirem atualizar seus aparelhos.

Outra novidade é a possibilidade de visualizar a porcentagem de bateria restante em tempo real na live tile do aplicativo, assim como fixar esse app na Central de Notificações. Essa é uma versão de teste e ainda não possui data de quando será distribuída oficialmente para os usuários.

WP 8.1

Foto: Divulgação


Não foi apenas um top de linha que o Windows Phone 8 ganhou na última quinta-feira, 11 de julho, pois o novo sistema da Microsoft também recebeu novos aplicativos. A Nokia, além de anunciar o Lumia 1020, também anunciou que chegarão ao sistema operacional os aplicativos Flipboard, Path e Vine.

Stephen Elop, CEO da empresa finlandesa, foi o responsável por revelar as novidades, porém não deu grandes detalhes sobre quando elas chegarão na Windows Phone Store. De qualquer maneira, a chegada destes aplicativos para o Windows Phone 8, mostra a preocupação das empresas com a plataforma.

Além da chegada do agregador de conteúdos Flipboard, do aplicativo de vídeos Vine e da rede social Path, o sistema operacional móvel da Microsoft também irá receber o Hipstamatic, um editor de fotos bem popular. Porém este último aplicativo, será disponibilizado com exclusividade para o novo Lumia 1020, que conta com a câmera fotográfica como grande atrativo.

Os donos de smartphones que contam com Windows Phone 8 acreditam que isso seja o início de que novos aplicativos chegarão ao sistema. Dropbox, Pinterest, Instagram e vários apps da Google, são exemplos que ainda não chegaram para os aparelhos com a plataforma. Ainda assim, a Windows Phone Store já conta com mais de 160 mil aplicativos disponíveis para download.

Por Felipe Santos Bonfim


Junto do lançamento do seu novo smartphone top de linha, o Lumia 925, a Nokia também revelou uma atualização para o sistema operacional Windows Phone 8, que recebeu o nome de Amber.

De acordo com as informações da Nokia, o upgrade da plataforma chegará somente em julho, mas será disponibilizado para todos os gadgets da marca que possuem Windows Phone 8.

Depois de várias especulações, o Amber finalmente foi revelado e ele trará o Rádio FM de volta aos Lumias, pois esse recurso só estava disponível nos aparelhos que rodam Windows Phone 7.8. Entretanto, apesar da novidade, quem for dono de um Lumia 620 ficará sem rádio mesmo assim, porque o smartphone não possui suporte para tal.

Junto do rádio FM, o Amber trará o Smart Camera, que é o novo aplicativo da Nokia para captura e edição de fotos. Esse app estará presente em todo e qualquer aparelho que rode com o WP8. Ele é capaz de tirar 10 fotos de forma simultânea e após isso escolher qual delas ficou melhor.

Além dessas duas características, o Amber também vai trazer algumas mudanças, como toque duplo para efetuar a saída do modo de espera (como no Asha 501) e outras melhorias para as câmeras.

Por Guilherme Marcon


Atualmente os aparelhos com resolução Full HD estão em alta no mercado e para tornar o Windows Phone 8 compatível com estes tipos de aparelhos, a Microsoft decidiu lançar, até o final deste ano, uma atualização para a plataforma.

Se realmente a notícia for verdadeira, as fabricantes poderão lançar aparelhos com telas de 5 polegadas e definições muito mais altas do que as existentes atualmente. Hoje, o Windows Phone 8 suporta apenas resolução HD.

A informação partiu do site The Verge, que ainda afirmou que a atualização se chamará General Distribution Release e terá suporte aos novos processadores quad-core da Qualcomm. Desta forma as companhias poderão lançar aparelhos com Windows Phone de alta performance e muito mais potentes para poder concorrer com os top de linha do mercado, como o HTC One e o Samsung Galaxy S4, por exemplo.

Ainda que a atualização traga grandes melhorias aos aparelhos com Windows Phone 8, ela não transformará a plataforma móvel da Microsoft em um Windows Blue, a nova versão do sistema operacional da companhia que está sendo desenvolvida e poderá ser lançada no início de 2014.

Por Felipe Santos Bonfim


Todos já sabem que o mercado de smartphones é um setor que possui uma concorrência elevada e, por isso, com a entrada da Microsoft  a disputa pela terceira colocação se intensificou.

Em primeiro lugar no mercado de smartphones está o Android, sem dúvida, pois possui inúmeros aparelhos que rodam a plataforma. Conforme dados do Instituto Gartner sobre o último trimestre de 2012, o SO da Google tem 69,7% do mercado. Já o segundo colocado é o iOS, que detém 20,9%. Se compararmos com o estudo anterior, o Android cresceu 18,4% e o iOS caiu 2,7%.

Já na terceira posição, apesar de todos os problemas financeiros que ocorreram, está a BlackBerry (antiga RIM), com 3,5% de fatia no setor de smartphones. Essa colocação começou a ser bem cobiçada pela Microsoft, que entrou com força no mercado com o lançamento dos Windows Phone 8 e isso garantiu a quarta colocação para a companhia com 3% do mercado.

Esses dados mostram que a Microsoft começou a brigar pela terceira posição, pois já está muito perto da BlackBerry – que acabou de retornar com os investimentos no setor de celulares inteligentes com o lançamento do seu novo sistema operacional.

Assim, é nítido que o início deste ano será de grande disputa entre BlackBerry e Microsoft, porque será necessário muito investimento para conquistar cada vez mais o mercado ao invés de perdê-lo.

Agora só nos resta ver e aproveitar essa disputa, tendo em vista que isso pode trazer bons “frutos” para os consumidores.

Por Guilherme Marcon


Parece que os rumores sobre um evento do sistema operacional Android, em 29 de outubro, estavam corretos. O site The Verge anunciou no último dia 18 de outubro, o recebimento de um convite do Google, para um evento às 10h da manhã do dia 29, em Nova York (fuso horário local).

De acordo com a redação do The Verge, o convite traz poucas informações sobre o evento, mas há um grande slogan dizendo "The Playground is Open", e o design traz uma clara alusão à interface do Android.

O timing do evento também é bastante significativo, já que acontece no mesmo dia do lançamento do Windows Phone 8, da Microsoft. Aparentemente, a consciência da Mountain View não está nem um pouco pesada.

Ao longo das últimas semanas, temos visto rumores do lançamento de um telefone Nexus LG, com sistema operacional Android, baseado no hardware da Optimus G. Mas as imagens que vazaram sugerem um dispositivo Sony Nexus. Fato que apenas reafirma uma conversa de meses, da Nexus, a respeito da expansão do programa de investimento em multi-manufaturas.

Em ambos os casos, o Google estará transmitindo o evento ao vivo no YouTube, e diversos sites ao redor do mundo farão um acompanhamento, também ao vivo, inclusive o próprio The Verge.

Por Matheus Camargo

Fonte: The Verge


Mais uma novidade interessante chegou ao mundo dos celulares, pois novas informações estão sendo veiculadas na internet sobre o novo Windows Phone 8.

Esta inovação consiste em um sistema operacional móvel desenvolvido pela Microsoft e que estará disponível em todo o mundo a partir do dia 01 de outubro de 2012. Neste dia, deverão ser lançados os primeiros modelos de smartphones com o sistema operacional.

Segundo o site de notícias Neowin, a Microsoft (proprietária deste novo sistema operacional para telefones móveis) já teria enviado alguns celulares com o novo sistema operacional para seus melhores desenvolvedores, que teriam a missão de criar aplicativos para o Windows Phone 8 em smartphones que funcionavam com o Windows Phone 7.

Apesar de todos estes rumores, a Microsoft não se manifestou sobre o assunto, mas informou que entre os possíveis aparelhos móveis equipados com o novo sistema estão modelos das marcas Sony, Nokia e Samsung.

Deste modo, para aqueles que gostam de novidades e tecnologias adicionais, em pouco tempo estarão disponíveis para compra aparelhos com o novo sistema da empresa de Bill Gates.

Por Ana Camila Neves Morais


Com o lançamento do novo Windows Phone 8 ficando cada vez mais próximo, os rumores sobre os aparelhos com a plataforma vão se intensificando cada vez mais. E no meio disso, a empresa da vez é a Nokia, que resolveu apostar suas fichas na parceria com a Microsoft.

Há pouco tempo, algumas imagens vazaram na internet revelando a suposta parte frontal de um novo aparelho da Nokia com o WP8. De acordo com as fotografias, o aparelho terá tela com 4.3 polegadas, exatamente igual ao Lumia 900. Porém, um novo design deverá ser adotado, tendo o logotipo do Windows Phone 8 no botão Home, além de um sensor de luz na parte frontal.

As expectativas são de que o smartphone misterioso venha com a tecnologia ClearBlack da Nokia, além da resolução de 720p. Entretanto, analisando bem as imagens que vazaram, foram levantados alguns apontamentos de que o celular será um modelo intermediário com WP8 e não um top de linha como o Lumia 900. Isso, principalmente porque no display fotografado não há câmera frontal.

Tudo indica que a Nokia lançará três novos dispositivos tendo como sistema operacional o Windows Phone 8 ainda em setembro deste ano.

Por Guilherme Marcon


A empresa de telecomunicações Nokia pretende lançar brevemente vários novos modelos do smartphone Lumia com o Windows Phone 8, uma nova versão do sistema operacional disponível. Durante o evento ‘Inovation Qualcomm’ que acontece em São Paulo durante os dias 22 e 23 de agosto de 2012, o presidente da Nokia no Brasil, Almir Narcizo, não revelou a data de lançamento dos produtos, contudo disse que a empresa está vivendo em um momento de desafios e oportunidades. "Outros smartphones com Windows Phone 8 chegam em um futuro muito próximo", adiantou Narcizo.

Programada para um evento em Nova York no dia 5 de setembro, a chegada da segunda geração de aparelhos Lumia com Windows Phone 8 marca um próximo passo da Nokia com sua parceira há pouco mais de um ano, Microsoft. A parceria entre as empresas acontece desde fevereiro de 2011. A empresa já lançou até agora, quatro aparelhos com o sistema, e nenhum deles com especificações similares a dos smartphones concorrentes, como o Galaxy SIII, da Samsung, e o iPhone 4S, da Apple.

Para tornar os aparelhos mais rápidos e também permitir uma maior eficiência de bateria, o Windows Phone 8 garantirá que a Nokia use processadores com mais núcleos, tal como seus concorrentes já fazem. E mais: a organização quer trazer para a linha Lumia a mais avançada das tecnologias em câmeras digitais para aparelhos móveis usada até o momento, a mesma que é utilizada no 808 Pure View, que permite que sejam tiradas fotos com até 38 megapixels de resolução.

Por Tadeu Goulart

Fonte: IG


O diretor de produto do Windows Phone 8, Greg Sullivan, deu uma entrevista ao repórter Adam Bunker, do site Electric Pig, e falou sobre os planos da Microsoft para a nova plataforma móvel da empresa.

Segundo o diretor de produto, o Windows Phone 8 foi criado com o propósito de se tornar uma espécie de plataforma moldável, ou seja, que se adaptaria ao perfil de cada usuário. Greg explicou que não é só porque o consumidor escolheu o sistema operacional da Microsoft que ele deverá utilizar somente aplicativos criados pela empresa.

Para poder tornar mais simples sua mensagem, Sullivan comentou sobre a integração da plataforma com o Skype. Pelo fato de a ferramenta ser um serviço da Microsoft, muitas pessoas poderiam pensar que o sistema teria certos privilégios. Porém, o diretor alega que caso o usuário queira utilizar outros serviços de VoiP, a Microsoft não fará nenhum tipo de restrição. Tudo isso para que os consumidores possam ter uma excelente experiência.

Durante a entrevista, Greg foi questionado sobre a política da Apple. Em sua resposta ele foi totalmente diplomático e preferiu comentar apenas que a Microsoft não pretende restringir seus clientes, algo que a Maçã faz.

Por Guilherme Marcon


Para atualizar os celulares com Windows Phone é necessário plugá-los primeiramente no computador e só depois atualizar o sistema e seus aplicativos. Esse é um dos problemas que os usuários mais reclamam. Agora essa história promete mudar, graças a chegada do novo Windows Phone 8, ou Apollo – como também é chamado.

Durante a Windows Phone Summit 2012, a Microsoft finalmente confirmou que com a nova versão do sistema será possível fazer as atualizações via Wi-Fi ou 3G, da mesma forma que acontece com o iOS da Apple e o Android do Google. Além disso, os consumidores terão acesso a um programa de cadastro para quem deseja ter em mãos as atualizações antes mesmo de elas serem liberadas ao público.

Mas as boas notícias em volta do sistema operacional da Microsoft não param por aí, ainda foi confirmado que a garantia de atualização do sistema operacional, para cada aparelho novo lançado, será de no mínimo 18 meses. Isso quer dizer que os usuários terão um ano e meio de suporte para as futuras atualizações da plataforma.

Vale lembrar que o recente Lumia 900 foi um dos primeiros aparelhos confirmados que não receberá a nova versão do Windows Phone e pode ser que, assim como este modelo, outros também não recebam a atualização de sistema.

Por Guilherme Marcon





CONTINUE NAVEGANDO: